Segundo Ralf Scarpini, do Fórum da Fiel Torcida, do site do Meu Timão, neste link aqui. E com base nele, vou continuar minha defesa, da separação administrativa do Clube e Futebol.
No artigo, existe a defesa da separação, para o Corinthians ter mais condições de se tornar uma SAF.
Na minha opinião, a separação seria benéfica para os dois lados. O Clube teria autonomia. Quem tem conhecimento dos números financeiros, o déficit do Clube tem que ser levado em conta. Neste 2025, será superior a R$ 50 milhões.
Solicitei ao Departamento Financeiro do Corinthians, dados sobre, neste déficit, qual é o dispêndio com a Base, CIFAC, Chute Inicial, Futebol de Salão e Futebol Feminino. Setores que deveriam ficar sob tutela do Futebol.
Mesmo assim, o Clube, que deverá ter seu destino sob responsabilidade dos sócios patrimoniais e remidos, para escolha do seu comandante, persistirá com um grande déficit. Mas o Parque São Jorge tem que ser preservado, e seria natural um aporte financeiro, de uma porcentagem do arrecadado com o Marketing (camisas, placas e Tvs). Com administração separada, certamente o corpo associativo será mais bem atendido e as condições de necessárias intervenções patrimoniais, seriam otimizadas.
E o Futebol passaria a contar com a receita da categoria Sócio Torcedor, que tem que ser criada, com urgência. O potencial arrecadatório é enorme, dada a dimensão da Torcida Corinthiana. E, o presidente seria eleito pelos sócios torcedores. Podendo dar aos sócios patrimoniais o direito, automático, de também ser Sócio Torcedor.
Antes de se pensar em SAF, acredito que uma grande parceria com o Maior Tesouro que o Corinthians possui, que é sua imensa Torcida, seria um caminho viável. Abrindo a possibilidade para tantos quantos corinthianos, que queiram contribuir e participar das grandes decisões, tenham esta possibilidade concreta.
Vamos, após as eleições de segunda-feira, começar a intensificar o debate sobre esta e outras reformas estruturais, que tanto o Corinthians necessita.
Cláudio Faria Romero Vila Maria
“O Corinthians precisa do Amor de todos os Corinthianos”
Fonte: Meu Timão
Um pensamento em “Corinthians: Clube e Futebol: Separar as administrações”
Sou a favor dessa mudança, desde que o clube NUNCA perca o comando dos dois CNPJs , pois com mais de 115 anos, não se pode perder tudo que foi conquistado. Administrações adversas,para não usar outros termos, temos que fazer uma limpeza total em dirigentes anteriores que nos levou ao estágio atual. Que as punições ocorram sempre depôs de todas as defesas forem apuradas e que o final sempre sejam baseadas na técnica jurídica sem aparadinhamento.